Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Recuperando a Fonte Soundy 30 A

Após de 3 anos de uso, a minha fonte Soundy 30 A demonstrou cansaço. Passou a "roncar" baixinho e quando solicitada carga o ronco aumentava muito. Após abri-la, verifiquei que o barulho vinha do transformador, barulho característico de ponte retificadora com algum problema.
Antes de fazer uma intervenção maior, fui até o "GRANDE ORÁCULO DA SABEDORIA", o Google, para ver se alguém já tinha passado por esse problema. Encontrei a página do Marcelo - PY5ZD, descrevendo exatamente o meu problema e qual foi a sua solução.
Com base na solução do Marcelo descobri mais informações sobre a ponte retificadora auto motiva:
Fabricante - GAUSS;
Consultando o catálogo, obtive as informações abaixo:

Clique para aumentar
Utilizei a ponte Retificadora GA1312, utilizado nos carros da GM, Chevette e Monza. Como descrito no catálogo, ela possui 3 pares de diodos para 55 A. amparegem maior que a suportada pelo KBPC 3510, que é para 35 A.
Atenção para o detalhe que esta ponte é composta de dois blocos de alumínio separados por um isolante.
Para a fixação da ponte, fiz um corte de 25 mm em todas as aletas superiores do dissipador original, conforme a figura abaixo.
clique para aumentar
Creio que com esse reforço a fonte aguentará mais tempo de uso contínuo, Isso só o tempo dirá.

6 comentários:

  1. Ola Py1 ME, meu nome é Marcelo PU2MWV tenho uma fonte dessa ela esta com alguns 2n3055 em curto e suas duas pontes retificadoras em curto mas isso e simples de resolver a maior dificuldade que estou tendo e de saber o valor do resistor que vai do borne negativo para o positivo junto com um capacitor eletrolitico pois ele torro não da para saber o seu valo, não conseguir achar o esquema eletronico sera que vc pode me ajudar disendo o valor dese resistor?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso tenha o valor favor me enviar via email marcelopu2mwv@yahoo.com.br

      Excluir
  2. SEI LÁ , EXAGERO PARA ESTA FONTE , TRANSFORMADOR NÃO É TUDO ISTO , BASTAVA UMA PONTE RETIFICADORA DA SEMIKROM OU MOTOROLA. RETIREI A MESMA PONTE RETIFICADORA IGUAL DO ARTIGO DO AMIGO Py5ZD DE UMA FONTE SOUNDY , COLOQUEI UMA DA SEMIKROM DE 50 AMPERES , E ESTA FUNCIONANDO ATÉ HOJE COM CARGA DE 18 AMPERES, SEM NENHUM PROBLEMA , SE TUDO FOSSE ASSIM AS FONTES DA PYRAMID TERIAM QUE SOFRER ESTE RECALL.


    ASS : PU2 NJP , EX TECNICO DA GRADIENTE ELETRONICA S/A.

    ResponderExcluir
  3. RESPOSTA PARA SR. MARCELO FERNANDO MERINO
    MARCELO , VSAS SE PREOCUPA COM DETALHES ,OS QUAIS NÃO VAI AGREGAR NADA PARA SUA FONTE , ESSE RESISTOR É DE 150 OHMS , FUNCIONANDO COM UM CAPACITOR DE 2.200 MF X 25 VOLTS E UM DIODO IN 54 , TUDO ISTO PARA , EM UM CASO DE INVERSÃO DE POLARIDADE EVITAR QUEIMA.
    PORQUE NÃO ELIMINA ESTE DISPOSITIVO DOS BORNES DA FONTE E COLOCA UM CIRCUITO DE SOBRETENSÃO A BASE DE UM RELE, PORÉM NÃO VOU REVELAR NESTE BLOG , OS INTERESSADOS QUE ME PROCUREM PARA ESCLARECIMENTO.

    ASS PU2NJP

    ResponderExcluir
  4. algum amigo tem o esquema da fonte SOUNDY SD-30 E PODERIA ME ENVIAR ? GRATO CLAUDNEY CAMPINAS -SP claudney2002agmail.com

    ResponderExcluir
  5. Se alguem tiver o esquema desta fonte pode me enviar por email? py1jlf@hotmail.com

    ResponderExcluir